Vai comprar um microfone? Veja essas dicas antes

Seja para gravar um vlog do Youtube, um Podcast ou mesmo streaming de jogos, ou então para cantar a compra de um microfone é um momento importante, afinal, ele é parte importante do processo de captação de áudio. 

Afinal na hora de comprar um microfone você lidará com várias escolhas de vários tipos, tamanhos, preços e aplicações, por isso é importante ter cuidado.

Aqui em nosso blog você vai ver dicas importantes para comprar um microfone ideal para o seu uso sem cair em ciladas.

Definia o orçamento para comprar seu microfone

Antes de comprar um microfone é muito importante definir seu orçamento, afinal como existem vários modelos existem vários preços.

Não apenas para este tipo de produto mas para qualquer outro antes de realizar uma compra, definir um orçamento lhe evitará gasto de dinheiro que irá fazer falta mais para frente. 

Então antes de comprar o seu microfone separe os investimentos que você fará com  aquisição de outros equipamentos para que seu orçamento não estoure ou falte. 

Onde você irá gravar?

Antes de comprar seu microfone você deve entender o ambiente do qual irá gravar, se é uma sala que possui tratamento acústico, um quarto, uma sala, um local onde pode haver ruídos externos. 

Por exemplo, um microfone para um estúdio profissional pode não ser uma boa opção para captação em um cômodo de residência ou apartamento devido a sua sensibilidade.

Assim como para um estúdio, um microfone com muita supressão de ruído pode não ser uma boa escolha, visto que essa supressão também pode deixar de lado nuances de som que podem ser importantes e podem ser captadas em um estúdio.

Tipos de Microfone

Para entendermos melhor como fazer a compra de um microfone também temos que entender seus tipos, afinal, cada modelo serve para um tipo de uso específico.

Isso mesmo, um microfone para um cantor pode não ser uma boa opção para um podcast, ou para alguém que irá fazer um vlog ou streaming.

Microfones Gamers

Estes são modelos mais recentes no mercado, voltados para o público que realiza streamings e não exige um ambiente com tratamento acústico.

Além do mais, estes microfones são plugados diretamente na porta USB do computador já fornecendo a alimentação necessária, são simples de serem utilizados instalados e configurados. 

Os microfones gamers podem ser uma excelente opção para trabalhos de streamings, vlogs, e até podcasts.

Microfones condensadores

O tipo mais conhecido de Microfone condensador que pode ser montado com facilidade mesmo em tripés.

Um dos modelos mais utilizados muitas vezes por Vlogers, Streamings e Youtubers não necessariamente podem ser os melhores modelos.

Ao comprar um microfone com condensador você estará levando um modelo mais sensível que pode captar vários sons de várias direções, o que o torna interessante para estúdios.

Estes modelos são ideais para quem possui um estúdio e deseja fazer em simultâneo a captura de vários instrumentos.

Os microfones condensadores são altamente recomendados para estúdios e locais com tratamento acústico, além do mais para ter melhor captação é importante ter uma Phantom Power (Uma fonte de alimentação extra), apesar de existirem modelos USB que eliminam essa necessidade.

Microfones dinâmicos

Microfones dinâmicos possuem vários modelos, e não se engane pela aparência, pois muitos modelos retrô podem oferecer uma excelente captação.

Os microfones dinâmicos são os modelos ideais para quem não possui um ambiente com tratamento acústico, os mais comuns e mais utilizados.

Este tipo de microfone é muito utilizado por artistas que vão realizar shows ao vivo, entrevistas em ambientes abertos, as famosas casas de karaokê, inclusive pode ser interessante para quem irá gravar vídeos em ambiente sem tratamento acústico. 

O modelo de microfone dinâmico mais conhecido pelas pessoas

Apesar destes microfones possuírem supressão de ruído, é necessário entender que isso pode variar de acordo com o modelo, fabricante, e logicamente o valor. 

Se você vai montar um home studio para gravar vídeos, podcasts, ou mesmo cantar os microfones dinâmicos lhe poupará trabalho de tratamento e pós produção. 

Lapela

O microfone de lapela é uma excelente opção para quem necessita de mãos livres e uma captação mais direcionada.

Um dos queridinhos da televisão, e de muitos vlogueiros, a lapela é o mais simples dos microfones exigindo apenas uma porta p2 ou p3 dependendo do modelo.

Se você precisa ficar com as mãos livres, ou mesmo quer uma captação mais bem direcionada para sua voz, comprar um microfone de lapela pode ser interessante.

Estes modelos podem ser ligados diretamente em gravadores, smartphones e computadores com saída de microfone sem comprometer sua qualidade. 

Os valores podem variar da casa dos R$ 20,00 até mais de R$ 300,00, o que implica também diretamente na qualidade da captação.

Microfone Shotgun ou Boom

Esse é o mais conhecido de todos, afinal quem nunca viu aquele microfone em formato de cano em cima de uma câmera durante uma gravação?

Microfones Shotgun podem ser utilizados também fora das câmeras para a captação do áudio em pontos específicos.

Este modelo é muito utilizado no cinema, alguns vlogers também utilizam, seu nome se deve ao fato de parecer o cano de uma arma.

Se você vai comprar um microfone shotgun é importante entender que sua captação é mais direcional, ou seja, irá capturar apenas o que está na frente dele. 

O uso mais comum dos modelos shotgun é acoplado em câmeras, pode ser uma boa escolha para quem irá filmar um vlog sozinho ou irá realizar tomadas externas e precisa de audio direcionado.

Estes modelos são interessantes principalmente para quem irá gravar sozinho, atualmente existem inclusive alguns que são compatíveis com smartphones. 

Gostou destas dicas? Achou que faltou alguma coisa, deixe nos comentários abaixo.