Vai comprar um Skate? Veja essas dicas

Vai comprar um Skate? Veja essas dicas

Você sabia que quando você vai comprar um skate fatores como: tamanho, formato e local que vai ser utilizado são importantes na hora de comprar?

Fica aqui que vamos dar boas dicas para escolher o seu primeiro ou próximo Skate sem cair em uma cilada.

Escolha da Loja

É importante levarmos em conta no momento de comprar um skate, a loja escolhida, evite comprar seu skate em lojas de brinquedos, shoppings ou lojas que atendem esportes variados.

O importante para comprar um Skate certo é ir a uma Skateshop, ou seja o local onde com certeza você vai ter opções e vai achar o que você necessita e o que você quer.

Se a sua cidade possuir uma loja pode ser mais interessante, pois pode te ajudar.

Escolha seu Skate pelo modelo (tamanho, e tipo de shape)

Na hora de comprar um skate você deve avaliar seu tamanho, há vários tamanhos, para os mais variados rolês.

Se o seu uso vai ser na rua, ladeira, transição:

Principais modelos de Skate

Skateboard: ideal para quem quer andar na rua, praticar banks, bowls (as famosas pistas de profundidade), sendo o ideal inclusive para competições de circuitos.

O Skateboard tem seu tamanho entre 73 e 83cm de comprimento por 18 a 20cm de largura, e rodas de 50cm, tornando-o ideal para manobras guias, beiradas de calçadas, escadas e orrimões.

Além do mais os skateboards são os mais utilizados para deslocamentos em maiores velocidade.

Se você vai comprar um skate para manobras o Skateboard pode ser uma excelente opção.

Longboard: Um dos modelos mais famosos e tradicionais, o Longboard proporciona a sensação de estar surfando.

As pranchas dos longboards costumam ser mais resistentes, porém macias, e mais longas, sendo muito utilizados para deslocamentos urbanos longos, principalmente em terreno plano, orlas, e descidas.

O Longboard é o favorito de muitos, pois, consegue dar a sensação de estar surfando no asfalto.

Cruiser: como o nome já diz o seu foco está totalmente em deslocar-se, podendo variar entre 55 a 75cm possui rodas maiores e mais longas.

Devido ao tamanho de suas rodas os Cruisers costumam lidar melhor com imperfeições e irregularidades do asfalto e das calçadas, além de ser o mais fácil para realizar curvas fechadas.

Se você vai comprar um Skate para locomoção os Cruisers podem fornecer o que você necessita.

Waveboard: o menos conhecido, e mais difícil de andar, basicamente seu shape é formado por dois “círculos”, obrigando sempre movimentar suas pontas em direções opostas para manter o equilíbrio e movimentação pois possui apenas 2 rodas.

Todo seu controle, como paradas e movimentações são feitos com os pés sobre o skate.

Tipos de rodas

No momento de montar ou comprar seu Skate as rodas são fator importante de escolha, podendo variar de 48 a 60mm.

Quando falamos de rodas estamos falando da dinâmica do Skate, entre elas a velocidade, e aceleração, por exemplo: rodas menores darão menos velocidade, porém você terá que fazer menos força para acelerar, já rodas maiores te obrigarão a fazer mais força, porém darão maior velocidade final.

Caso o uso do seu skate seja na rua são recomendadas as rodas de 49 a 53mm, são menores porém facilitam flips, e por serem mais leves facilitam a resposta e aceleração.

Para o uso vertical ou transição, modelos de rodas de 54 a 60mm vão auxiliar mais, já que proporcionarão mais contato com as superfícies, ajudando com a velocidade final para aéreos.

Na hora de comprar seu skate fique atento com o tamanho do truck e da roda, porque eles influenciam diretamente na dinâmica e manobras.

Tamanho do Truck

O truck nunca deve ser maior que seu Shape, a roda deve sempre ficar nem muito para dentro e nem para fora.

Rodas para fora do Shape podem atrapalhar e tornar mais difícil controlar seu skate.

Gostou dessas dicas? Achou que faltou alguma coisa na lista? Deixe nos comentários.