Você está aqui
Principal > Dicas > Vale a pena comprar um Tablet?

Vale a pena comprar um Tablet?

Vale a pena comprar um tablet?

Você vai comprar um novo eletrônico e cogita se vale apena a aquisição de um tablet, afinal esses aparelhos já estão a um bom tempo no mercado e fornecem boas opções de performance, mas vale apena ter um?

Fique tranquilo, aqui você vai descobrir se vale a pena ou não comprar um tablet.

Antes de continuar sua leitura devemos deixar claro que aqui estamos falando de comparações com tablets utilizando Android e IOS em relação a Notebooks, caso você esteja cogitando um pc de Mesa pode ser interessante ler este artigo antes: Ainda vale a pena comprar um Desktop?

Boa mobilidade a um bom custo-benefício

Os tablets por muitas vezes conseguem fornecer uma boa performance para o dia a dia, já que possuem sistemas operacionais mais leves, ou seja, conseguem uma boa performance mesmo com um hardware comparado ao de um smartphone

Além do mais os tablets superam em muito notebooks de entrada tanto em vida útil quanto desempenho, e quase sempre por um preço muito próximo de aquisição.

O Tablet é uma boa opção para o dia a dia?

Você está quase comprando um Tablet para utilizar nas tarefas do dia a dia, porém não sabe ainda se conseguirá substituir completamente seu pc ou notebook com este aparelho.

Se o seu caso é o uso mais típico: textos, planilhas, leitura de PdF, acessar redes sociais e navegar na internet, e demanda de boa mobilidade e autonomia de bateria pode ser uma boa escolha comprar um tablet.

Uma boa gama de aplicativos, mas não se preocupe que você também vai encontrar a suite Office para seu Tablet Android ou IPad

Não compre gato por lebre

Como os tablets estão no mercado a muito tempo é natural que surjam aparelhos de entrada de muitas marcas querendo uma fatia do mercado, porém estes muitas vezes não atenderão a sua demanda de uso, muitas vezes o barato pode sair caro. 

Se sua intenção é substituir o computador por um tablet escolha uma boa opção, normalmente os modelos que se encontram nos preços dos notebooks de entrada conseguem fazer muito bem esta tarefa, pois tendem a ser aparelhos com um hardware mais forte e bom tamanho de tela. 

Gadgets para Tablet

Existem muitas opções de gadgets para seu tablet no mercado, mas principalmente para você que vai precisar de um teclado e um mouse para o dia a dia, existem gadgets que permitem ligar estes periféricos. 

Sim, você pode utilizar um teclado e um mouse como em um pc em seu tablet facilitando mais ainda sua adaptação para o uso neste novo aparelho.

Sim, você pode utilizar o bom e velho teclado físico em seu tablet.

Vantagens e Desvantagens do tablet

Se você quer comprar um tablet mas ainda está na dúvida se vale apena ou não para seu tipo de uso se comparado a um notebook vamos separar abaixo uma lista de vantagens e desvantagens que podem ajudar em sua escolha

Vantagens do Tablet

  • Fácil de carregar 
  • Ocupa pouco espaço 
  • Boa autonomia de bateria
  • Boa gama de aplicativos
  • Possui versões do Office (IOS e Android)
  • Realiza tarefas básicas
  • Navegação rápida na internet pois as páginas vão abrir na versão mobile.
  • Acesso às principais redes sociais via aplicativo
  • Hardware com boa performance se comparado a Notebooks do mesmo preço.
  • Boa gama de jogos para se divertir.
  • Possuem boas câmeras

Desvantagens do Tablet

  • Tela pequena 
  • Teclado e mouse devem ser instalados e comprados a parte.
  • Rodará apenas os aplicativos mobile de acordo com seu sistema operacional (Android ou IOS)
  • Não existe a possibilidade de emular aplicativos Windows. 
  • Boa parte das páginas funcionam apenas na versão mobile.
  • Acesso às redes sociais majoritariamente via aplicativo
  • Apenas jogos mobile (caso você goste apenas de títulos para PC pode ser um empecilho)

Concluindo, se você busca boa mobilidade, facilidade de uso, e um substituto para o seu Notebook para o uso diário do mais comum (internet, redes sociais, office e alguns joguinhos) a um bom custo-benefício comprar um tablet pode ser uma excelente escolha. 

Porém se você depende de aplicações que rodam apenas no Windows ou Linux para PC, porém sem perder a mobilidade, você deve partir para um Notebook, e podemos lhe ajudar a escolher um neste artigo: Dicas de como comprar um bom Notebook.

Muitos irão dizer sobre as opções de aplicativos da Adobe e para usos mais “avançados” em tablets, porém se comprados com as versões para PC ou iOS são limitadas ainda e podem não fornecer boa produtividade para o uso profissional. 

Gostou? Quer saber mais? Deixe seu comentário, e veja mais conteúdos em nosso site.

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
Top