Você está aqui
Principal > Sem categoria > Vale a pena comprar uma base com cooler para Notebook?

Vale a pena comprar uma base com cooler para Notebook?

Você já comprou ou irá comprar um Notebook mas está na dúvida se uma base com cooler vale apena, para muitos parece um bom investimento, e para outros é perda de tempo, porém, realmente vale apena?

Antes de entender se vale apena ou não utilizar uma base para seu Notebook, devemos entender que existem vários modelos, alguns que possuem coolers, outros sem cooler e outros com mais de 1 cooler, então, qual vale apena?

A quantidade de coolers muitas vezes pode não representar uma melhor refrigeração para seu Notebook, pois o ar que irá entrar dependerá da quantidade de frestas que seu Notebook possuir em baixo para que a base possa fazer o trabalho. 

Quanto mais coolers melhor a refrigeração, isso é um fato,  porém maior será o ruído, com toda certeza não será ensurdecedor, porém dependendo do local de uso, pode se tornar um incomodo ao longo do tempo.

Mas não se preocupe, existem modelos de base para notebook que possuem apenas um ou dois coolers porém de um tamanho grande, normalmente entre 125mm e alguns modelos possuindo apenas um cooler que pode chegar a mais de 200mm. Apesar do tamanho dos coolers eles giram menos, porém conseguem gerar uma boa ventilação, e com um menor ruído.

Como escolher a base correta?

Se você busca uma base para um computador de alta performance, uso pesado, que irá rodar jogos e passará por longos períodos de uso recomenda-se modelos com mais de um cooler, inclusive existem opções para gamers no mercado que são feitas com material que facilitam a dissipação do calor.

Caso seja um computador para uso em escritório, para tarefas que demandam do computador porém de uma maneira menos drástica você pode optar por um modelo de apenas um cooler grande ou no máximo dois.

Base para Notebooks com “telas” podem ser uma boa ideia já que o material metálico provê melhor dissipação do calor e os pequenos furos fornecem uma ventilação mesmo em pontos onde não há o cooler.

Então, vale apena comprar uma base com cooler?

Sim, vale apena, afinal como destacamos por várias vezes no artigo de 5 dicas para aumentar a vida útil do seu notebook, o super aquecimento pode ser um dos maiores vilões na durabilidade da máquina, e mesmo que o arrefecimento e a diminuição de temperatura não sejam drásticas uma boa base com coolers pode fornecer um aumento de vida útil da máquina e uma melhor performance. 

Isso mesmo, ao utilizar uma base com cooler para o notebook diminuímos o aquecimento, e consequentemente o hardware poderá trabalhar com a melhor performance possível, já que as placas mães modernas ao detectarem que o computador está super aquecendo irá reduzir a performance para não queimar sua máquina. 

Tem dúvidas? Sugestões? Deixe seus comentários. 

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
Top