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Dicas para fazer seu E-commerce vender mais

Provavelmente você já deve ter visto inúmeros artigos falando sobre dicas para fazer seu e-commerce vender, e se deparou com inúmeras promessas milagrosas, porém a maioria delas acaba sendo impraticáveis.

Pois bem, aqui no Saiba Comprar, mais precisamente na Sessão Saiba Vender, você vai aprender dicas importantes para vender melhor na internet, e por que não iniciarmos com importantes dicas para fazer seu e-commerce vender mais.

É importante e honesto da minha parte frisar que estas dicas só funcionam se você paciência e dedicação para seguir-las, afinal, retorno instantâneo não existe, e se alguém lhe prometeu, desconfie.

Tenha uma boa loja em uma boa plataforma de e-commerce

Este é o primeiro desafio de todo dono de e-commerce, é encontrar uma boa plataforma com uma boa performance e que forneça um bom serviço, por isso pesquise bem antes de montar sua loja.

Uma loja com muitas quedas, lentidão, pode fazer com que suas promoções, e trabalhos de divulgação sejam atoa já que ao acessar o cliente irá se deparar com uma página fora do ar, ou um carrinho que leva muito tempo para finalizar todo o procedimento, um dos maiores motivos de desistência e abandono de carrinho.

Por isso se preocupe com a qualidade dos servidores, suporte e sistema, procure por indicações e histórico da empresa que cuidará de sua loja, como em uma loja física existe sempre uma preocupação com o prédio, no e-commerce você deve ter a preocupação com a estrutura digital.

Tenha boas fotos do Produto

Parece meio óbvio de dizer para algumas pessoas, porém ainda sim muitos proprietários de e-commerce pecam neste quesito, muitas vezes escolhendo fotos que não valorizam seu produto, e este é um fator que impacta negativamente nas vendas.

Tenha fotos atrativas para seus produtos venderem mais

Ou seja, ter boas fotos dos produtos pode ajudar a impulsionar as vendas, pois além de inspirar mais confiança devido a uma cara mais profissional, você facilita ao cliente entender e conhecer mais o produto, já que diferente da loja física ele não terá o contato próximo, e nem poderá pegar na mão, então boas imagens facilitam muito.

E ao contrário do que se pensa pode não ser tão caro conseguir boas fotos, se você possui um Smartphone com uma boa câmera, com um local separado para isto você pode conseguir boas imagens, porém de preferência para fotos profissionais.

Invista em bons descritivos

Ter bons descritivos pode auxiliar a alavancar a vendas de seus produtos, pois fornecerá informações do produto ao cliente,  existem dois tipos de descritivo, o famoso “Descritivo Técnico” e o outro que é o “Descritivo Publicitário”.

Descritivo técnico

O descritivo técnico como o nome já diz, é aquele que fornecerá informações técnicas do produto, como especificações e um pouco sobre o funcionamento, sendo essencial e obrigatório em todos os produtos do seu e-commerce.

Isso mesmo, não ter o descritivo técnico de um produto é muito negativo, por isso se você quer alavancar as vendas do seu e-commerce é bom ter em tudo que você vende, abaixo listaremos alguns fatores que são importantes no seu descritivo técnico:

Características Técnicas: todo produto possui características técnicas, seja características de funcionamento, benefícios, potência, material do qual é montado, e etc. Essas informações variam de acordo com o que você vende em sua loja, porém se você quer que as pessoas comprem em seu e-commerce tenha em mente que essas informações são importantes. 

Medidas e Peso: muitos e-commerce pecam por não oferecerem em seus descritivos as medidas do produto, e isso pode ser um grande erro, afinal seja uma máquina, uma jóia, um móvel, ou qualquer produto, é necessário saber o tamanho e peso do produto, que podem ser um fator importante na tomada de decisão da compra. 

Descritivo Publicitário

Quando falamos em descritivo publicitário em um e-commerce, estamos falando em ressaltar as vantagens do produto, porém hoje em dia vai além disso, pois o descritivo também faz parte do trabalho de SEO (que será explicado no próximo tópico), pois isso fará com que seu produto indexe melhor lhe tornando menos dependente dos canais pagos. 

Foco no SEO

Ultimo tópico e não menos importante, afinal se você quer aumentar as vendas do e-commerce você precisa fazer um bom trabalho de SEO, e isso inclui: descritivos de produtos, e um bom blog com coerência, e abaixo entenderemos melhor. 

O conteúdo é Rei

Arregace as mangas e comece a escrever conteúdos e descritivos para seu e-commerce.

Você já deve ter ouvido e visto esta frase em muitos locais, e ela não é mentira, porém o “tipo de rei” que você tem faz muita diferença no alcance do seu e-commerce dentro dos buscadores. 

Muitos proprietários cometem um erro gravíssimo que pode atrapalhar as vendas e acessos em seu e-commerce, de colocarem um blog e inciarem a “produção de conteúdos”, copiando e colando notícias, ou mesmo colocando conteúdos que não tenham haver com seu produto.

Ou seja, seu conteúdo deve ser focado, caso seja um blog, produza textos focados no seu ramo, pois aí sim você terá um aumento de vendas no seu e-commerce vindos pelo conteúdo, se você vende máquinas, fale sobre as máquinas e caso queira notícias, coloque sobre estes tipos de máquina que você trabalha, se é com eletrônicos, faça reviews, ou mesmo fale sobre os produtos em analises no blog. 

Vídeos são um diferencial

Cada vez mais os vídeos são um dos conteúdos mais procurados na internet, principalmente se levarmos em conta sites como o Youtube que o Google tem relevado cada vez mais em suas buscas, então ter bons vídeos sobre seus produtos, pode alavancar em muito as vendas do seu e-commerce. 

Se coloque no lugar do cliente

Antes de entendermos os aspectos técnicos e de marketing para aumentar as vendas do e-commerce, devemos entender o principal: O Cliente. 

E você me pergunta: “Mas como me coloco no lugar do cliente?”

Simples, pense que é você que vai comprar e consumir em sua loja, então pense no que você gostaria, se os descritivos e textos que você tem feito possuem as informações necessárias, tente entender o perfil de sua clientela, pois a partir disso todas essas dicas terão o efeito que você deseja.

Mas e as promoções? Recuperação de Carrinho e outras ferramentas avançadas? 

Comece pelo básico, faça o essencial e gere acessos para sua loja, e com isso você conseguirá identificar as ferramentas que mais se encaixarão para o seu uso.

“Ainda precisarei de mídias pagas?”

Você deve estar se fazendo esta pergunta, ou se sentido tentado a não utilizar as famosas mídias pagas como o Google Adwords, porém para um e-commerce, principalmente iniciando é essencial o uso deste tipo de mídia, já que irá trazer um bom número de acessos a um curto prazo. 

Porém com o tempo, conforme forem sendo realizados os trabalhos de SEO, boas fotos, descritivos tudo que foi citado aqui os custos diminuirão, e você se tornará menos dependente, e as vendas do seu e-commerce aumentarão gradativamente. 

Tem dúvidas? Sugestões? Comente abaixo, e continue a acompanhar o Saiba Comprar para receber mais dicas.

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
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