Você está aqui
Principal > Dicas > Conheça sobre CFTV Parte 2: O que é NVR ? E que é IP ?

Conheça sobre CFTV Parte 2: O que é NVR ? E que é IP ?

Para você que está chegando neste artigo sobre CFTV e não leu o artigo anterior recomendamos que leia a parte 1 Clicando Aqui.

Você está buscando um sistema de vigilância e se deparou com essas duas letras: IP, e não entende muito bem as vantagens a não ser o que é informado pelo vendedor ou loja?

Calma, o Saiba Comprar vai lhe ajudar a entender melhor como funciona um sistema de vigilância IP, vamos lá?

O que é um Sistema de Vigilância IP ?

IP vem da palavra Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, ou seja, é o endereço (número de identificação), que seu computador, celular, smartphone, roteador ou tablet possui em uma rede, a forma mais fácil de um aparelho encontrar o outro.

Como funciona o endereço IP?

Atualmente existem dois sistemas de endereçamento de IP, o mais popular ainda em uso o IP v4, onde seu computador é identificado por números como: 127.0.0.1, 192.168.0.1 e assim por diante, e o IP v6, protocolo mais utilizado na internet e ainda pouco difundido em redes internas devido a complexidade de seus endereços que podem ser algo como: 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334.

Entendendo melhor o Sistema de Vigilância IP

Porém neste momento o que você precisa entender é que o conceito de IP não é algo inventado especificamente para sistemas de vigilância, mas sim algo que já faz parte do nosso dia a dia.

Basicamente um sistema de vigilância IP é composto por câmeras que se comunicam com um computador com software de vigilância instalado (prática menos recomendada, pois a performance do computador é comprometida e não servirá para outro uso), ou ligado a um NVR Stand Alone.

Câmeras IP

Para entender mais sobre este sistema de vigilância devemos conhecer um pouco mais sobre as câmeras IP, pois no mercado existem várias opções, e dos tipos, as que necessitam de um NVR, que são ideais para sistemas domésticos ou empresariais que utilizam de mais de uma ou duas câmeras e as câmeras não necessitam do NVR.

Camera IP vista por trás
Vista de frente uma câmera IP pode lembrar uma tradicional, porém sua parte traseira possui uma entrada RJ45

Isso mesmo, existem modelos de câmera de vigilância IP que não necessitam de um NVR ligado a elas, podem inclusive ser acessadas via smartphone, porém são limitadas, ideais para pequenos  locais, apartamentos, e muitas vezes são vendidas como babá eletrônica.

Câmera IP Onvif ou "robozinho"
Um dos modelos mais famosos de câmeras IP que funcionam sem NVR, conhecidas como “câmera robozinho”

Inclusive, deve se prestar muita atenção com as câmeras de vigilância IP conhecidas como “robozinho”, pois nem sempre são uma boa substituta a uma babá eletrônica, seja por seus microfones não terem a mesma potência ou algumas não acompanharem pequenos movimentos.

Entendendo as diferenças entre câmeras IP pode se entender melhor como montar o sistema de vigilância ideal para sua residência ou empresa.

O que é NVR?

O NVR (Network Video Recorder ou Gravador de Video em Rede) é  umadas mais modernas tecnologias do mercado em termos de gravação de imagem para sistema CFTV.

O NVR possui características muito similares a dos DVR Stand Alone (Já abordados aqui), fazendo gravação de imagens, aceitando acesso remoto, e fazendo do uso de HDs para gravações de seus monitoramentos.

NVR visto de frente e por trás
Um NVR tradicional, de frente parece um DVR, porém atrás encontramos as diferenças.(não temos parocionio da Intelbrás) 

Então o que difere um NVR de um Dvr?

O NVR Stand Alone possui uma característica muito peculiar que é a do uso de cabos RJ 45, os mesmos utilizados para sistemas de rede de computadores para realizar a passagem das imagens das câmeras.

Ou seja, o NVR fornecerá imagens com qualidades muito boas como HD (1.3mp ou 720p), e Full HD 2.0mp (1080p) o que aumentará a qualidade, facilitando a identificação de detalhes durante a vigilância.

Quais a vantagens de um Sistema IP?

Uma das perguntas mais feitas quando se fala em Sistemas IP, NVR e Câmeras em alta qualidade é sobre sua vantagem, já que muitas vezes o equipamento em si parece ser mais caro, abaixo listaremos 4 vantagens: 

1 – Economia em cabeamentos

Principalmente para empresas o uso de sistemas IP pode ser bem mais em conta do que os sistemas tradicionais, já que os NVRs e Câmeras IP utilizam-se de cabos RJ45 ao invés dos tradicionais coaxiais diminuindo a necessidade de abrir mais buracos, ou da compra de vários tipos de cabeamentos diferentes.

Isso torna a mão de obra de instalação e passagem de cabos muito mais barata, e agiliza.

2 – Possibilidade do uso de um NVR com Wifi

Isso mesmo, alguns NVR Stand Alone podem ser ligados diretamente a roteadores, permitindo a passagem das imagens via Wifi (wireless), ideal para quem não quer fazer uma nova passagem de cabos, abrir mais buracos, ou mesmo não tenha a possibilidade de fazer cabeamento devido a limitações de locação de local.

3 Sistemas hibridos

Existem aparelhos no mercado que são vendidos como “Tribridos”(sim, é assim mesmo que as pessoas escrevem), porém podemos utilizar a nomenclatura de NVR Hibrido, pois basicamente é um aparelho que fornece três funções: NVR (Sistema IP) AHD, e Analógico tradicional, são recomendados para quem já possui um sistema de vigilância tradicional e deseja ampliar sem substituir as câmeras que já se encontram rodando.

um NVR Hibrido ou NVR Tribrido
A traseira de um NVR Hibrido ou “Tribrido”.

Apesar de não ser recomendado atualmente o uso de sistemas analógicos devido a sua baixa precisão e qualidade pode facilitar muito pois a mudança pode ser feita aos poucos.

4 – Imagens de maior qualidade

A maior vantagem desse sistema de vigilância é que as câmeras IP conseguem fornecer uma maior qualidade de imagem e totalmente digital, sem os ajustes e “gambiarras” do sistema a AHD.

Fora que em um sistema com uma instalação bem montada há muita pouca perda de imagens e trechos de gravações por interferências, uma das maiores vantagens do uso dos cabos de rede possíveis somente em sistemas com câmeras IP e NVR.

Conclusão: Vale apena utilizar um Sistema de Vigilância IP?

Apesar de muitas vezes parecer tentador comprar um sistema analógico devido ao preço mais baixo das câmeras e dos DVR na maioria dos casos não vale apena. 

Em termos de resistência as câmeras IP não perdem em nada para as câmeras analógicas, e os NVRs possuem inúmeras vantagens em relação aos DVR.

Sistemas IP não são recomendados apenas em locais onde realmente haja a necessidade do uso de cabos coaxiais por questões de resistência, porém hoje já existem opções de cabos de rede cat5e e cat6, ou seja blindados. 

Gostou? Este artigo lhe ajudou? Comente, compartilhe com seus amigos. 

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
Top