Você está aqui
Principal > Saiba Vender > 4 Dicas Importantes para vender bem no Mercado Livre

4 Dicas Importantes para vender bem no Mercado Livre

Como vender bem no Mercado Livre?

Então você pretende abrir seu negócio na internet em um dos maiores portais de compras do mundo o Mercado Livre, ou então já possui uma loja mas não entende porque seus produtos demoram para serem vendidos ?
Pois bem, vão 4 dicas importantes você vender bem no Mercado Livre, leia com atenção para maior sucesso nas suas vendas.

Todas as informações são experiências que realmente foram aplicadas na prática, então as chances de sucesso são grandes.

1 – Tenha um título bom e detalhado

Se você quer vender bem no Mercado Livre se prepare para bons títulos do produto, pois existe uma técnica para aparecer bem nas buscas baseada nisso.

Existe um limite de 60 caracteres no título do seu produto no Mercado Livre, e o ideal é que sejam bem pensados em como utilizar, se fizer direitinho com certeza trará retorno.

Não faça “Black Hat”

Black Hat é um termo utilizado para técnicas de crescimento rápido porém ao mesmo tempo lhe tornam um incômodo.

Evite títulos como “Produto tal, não é isso, ou aquilo”, por exemplo: “Webcam, não camera de vigilancia, segurança”, parece tentador não é mesmo? Afinal sua webcam aparecerá na busca de câmera de vigilância e segurança, mas o que você está vendendo?

Você não está vendendo uma Webcam? Ou seja, seu produto com certeza será ignorado, causará um chateamento a quem está procurando e seu anúncio pode ser reportado.

Como fazer um bom título para vender no Mercado Livre?

Parece difícil no começo, mas é simples fazer um bom título para vender bem no Mercado Livre, e existe uma fórmula que é: “Nome do produto + marca do produto + características atrativas”.
Ainda no exemplo da Webcam podemos fazer da seguinte forma: “Webcam Microsoft HD 720p c/ modo noturno”

Nome do Produto: Webcam
Marca: Microsoft
O que é atrativo nela: é uma webcam HD que consegue resolução de 720p e ainda tem modo noturno.

Se a pessoa digitar na busca: “Webcam Microsoft”, ou “Webcam modo noturno”, “Webcam HD”, “Webcam 720p” há grandes chances do seu anúncio aparecer, e o melhor, será exibido apenas para pessoas com interesse no seu produto, em resumo, basta pensar como se você fosse comprar o produto.

Ou seja, tendo um bom título você já garantiu que a pessoa interessada chegue ao seu produto.

2 – Tenha boas fotos e em boa quantidade

Atualmente o Mercado Livre eliminou o html interno de suas páginas, ou seja, os anúncios com Templates não existem mais devido a compatibilidade com o aplicativo e sistemas de navegação móvel, porém calma, agora ficou mais fácil tornar seu anúncio mais relevante e bonito.

Um fator muito importante para vender no Mercado Livre assim como qualquer e-commerce são as fotos. Isso mesmo, boas fotos auxiliam muito, afinal o comprador não terá o produto em mãos, e isso pode auxiliar muito.
Utilize fotos com fundo neutro, de preferência um fundo branco, porque assim não roubará a atenção do seu produto valorizando-o.

3 – Tenha um bom descritivo

Ter um bom descritivo ajuda muito, principalmente no momento do comprador fechar negócio, assim como em uma venda particular o vendedor necessita ter uma boa conversa, para vender bem no Mercado Livre você necessita ter um bom descritivo.

Como ter um bom descritivo para vender bem no Mercado Livre?

Parece uma tarefa difícil mas não é, ter um bom descritivo para vender bem no Mercado Livre tem uma “fórmula”, e abaixo detalharemos como fazer:

Conte um pouco sobre sua empresa

Caso sua empresa tenha um bom tempo de Mercado mas não de Mercado Livre ressalte, exemplo: “Estamos a 5 anos no Mercado de produtos para beleza”, porém não exagere ou aumente, pois com uma pesquisa no Google as pessoas podem descobrir.

Se você possui loja física ou e-commerce fora do Mercado Livre destaque, porém não coloque o endereço seu anúncio pode ser excluído, mas o fato de ter uma loja física ou um e-commerce fora da plataforma auxilia a ganhar confiança, pois demonstra que é uma empresa já consolidada.

Detalhe o produto

Coloque as principais características, aplicações, quanto mais detalhes melhor, isto diminuirá o número de perguntas e deixará seu anúncio mais completo.

Para você ter um anúncio que irá vender bem no Mercado Livre é necessário demonstrar que você conhece bem o produto, é um dos fatores que diminui a desconfiança do usuário final.

Seja direto

Por muita vezes queremos ter um texto muito detalhado, porém caímos em um grande erro, o de exagerar.
Exatamente, temos que tomar cuidado para que o texto não se torne um “enorme monstro”, e fique com uma leitura chata e arrastada, pois isso pode fazer com que ao invés de sanar dúvidas as pessoas sequer leiam o que foi escrito e perguntem o que já se encontra no texto.

4 – Esteja pronto para responder as perguntas

Um ponto importante para vender bem no Mercado Livre é rapidez nas respostas, além de tornar seu anúncio mais relevante, você irá ganhar confiança do seu comprador, principalmente com um tempo de resposta abaixo de 1 hora.

Tenha um Script para as perguntas

Quando me refiro a script não falo de bots (robôs), ou scripts de programação que responderão por você, mas um arquivo de texto, pode ser um txt, onde você deixará as respostas para as perguntas mais comuns em seu anúncio.
Parece difícil imaginar um script para responder as perguntas, porém se você quiser agilidade nas respostas do seu anúncio do Mercado Livre é necessário conhecer algumas das perguntas mais comuns, quem já compra e vende a muito tempo já tem uma base, e normalmente elas são:

“Qual o valor do frete?” e “Qual o prazo de entrega?” (mesmo que seu anúncio tenha Mercado Envios com certeza aparecerá), “O produto tem garantia?”, “Produto vem com nota fiscal?”, “É novo ou usado?”(sim, mesmo que esteja no anúncio sempre terá um quê perguntará).

Monte seu script sempre sendo cordial, pois por mais chato que pareça responder a estas perguntas elas podem decidir se seu produto será vendido ou não, podendo tornar todas as dicas anteriores inúteis.

São 4 dicas que em muitos momentos parecem ser difíceis de serem implementadas, porém se você as seguir corretamente conseguirá boas vendas por um bom período de tempo.
Por mais que você pague o plano mais caro de anúncios do Mercado Livre, coloque frete grátis e outras vantagens, é importante seguir estas dicas.

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
Top