Você está aqui
Principal > Dicas > Dicas para comprar um carro de classificado online

Dicas para comprar um carro de classificado online

Dicas para comprar seu carro

Vai comprar um carro pela internet, aquele veículo dos seus sonhos que está em um classificado online e não sabe por onde começar? Pois bem, hoje vamos ver dicas básicas para você eliminar carros da lista durante sua escolha.

Aviso: estas dicas são importantes para uma primeira verificação antes de comprar um carro pela internet, porém recomenda-se que mesmo após seguir estas dicas seja feita uma verificação da parte documental do veículo, evitando assim dores de cabeça futuras, e são focadas em carros usados e seminovos.

Não feche negócio antes de ver o carro

Pode parecer obvio, mas tem muita gente que gosta de já deixar o negócio “encaminhado” ou “quase fechado” sem ver o veículo, e isso não é legal, afinal você pode ter sérios problemas, afinal você não tem como confirmar a veracidade das informações do anúncio, que apesar de postadas em sites considerados seguros, o vendedor pode omitir fatos importantes como alguma informação de documentação, ou falhas mecânicas e elétricas

vendedor mentiroso
Cuidado, que nem sempre tudo que está no anúncio pode ser verdade, ou pode estar “omitido”

Por isso se o vendedor do veículo já quiser “deixar o negócio encaminhado” ou pedir adiantamentos de valores para “segurar o veículo” desista na hora, pois isso pode ser um golpe ou um veículo com algum tipo de problema para você.

Prefira comprar carros pela internet que estejam próximos

Isso mesmo, pode parecer besteira, mas de inicio prefira carros de sua cidade ou de um raio de alcance da região dela, pois com isso você evita custos de viagens longas que podem não resultar em fechamento de negócio, além de serem mais custos e dores de cabeça, que muitas vezes não valem o preço “mais barato” em cidades mais distantes.

Isso mesmo, muitas vezes o carro que você viu pela internet é o modelo que você quer comprar e custa 500 a 1000 reais a menos, porém você não sabe em que estado real de conservação se encontra, como está de documentação, e se realmente aquele carro vai te agradar,por isso de inicio se prenda a um raio menor (a não ser que seja um modelo de carro muito específico raro de se encontrar)

Dadas estas dicas importantes é hora de ir para o principal: você encontrou o carro, longe ou perto, vale apena a viagem por que é o exato modelo que você quer, o vendedor parece gente boa e honesto, mas é sempre bom conferir, não é mesmo.

O que verificar na hora de comprar um carro?

Chegamos ao momento que você esta prestes a comprar o carro a este ponto estamos supondo que você tenha ido ver o carro pessoalmente, e esta é uma hora critica, cada carro tem sua individualidade em termos de problemas de projeto, a exemplo de carros antigos que podem apresentar podres no assoalhos ou carros modernos dependendo do ano que podem apresentar problemas relacionados a injeção eletrônica ou parte elétrica, porém não há uma formula universal, além de levar um mecânico ou uma pessoa com mais experiência para verificar o veículo algumas coisas podem auxiliar:

Manual do Proprietário

Este é um item importante, em caso de veículos de coleção mais antigos o manual do proprietário é considerado um item de originalidade, porém para veículos mais novos ele é de extrema importância, mas não apenas para conhecer o veículo, pois no manual do proprietário existe uma parte que fica em alguns fabricantes no início e em outras no final onde constam todas as revisões que o veículo passou após ser retirado da concessionária.

Manual do Proprietário-carro
O clássico Manual do Fusca Créditos da imagem: http://volksclubedoceara.blogspot.com/

Podemos entender o manual como se fosse parte de um “histórico médico”, lá descobrimos se o dono foi cuidadoso, pois ali estarão listadas desde a revisão de 1000km(dependendo do fabricante 500km), até a revisão dos 50.000km(dependendo do ano do veículo), caso estas informações estejam faltando na presença do manual é um sinal para ficar atento na hora de adquirir seu veículo.

Porém como sabemos muitas pessoas não preservam os manuais de seus veículos e dependendo do ano do carro em questão é tarefa quase impossível encontrar um carro que ainda o possua, porém este é um fator importante principalmente se você estiver negociando com o primeiro dono do veículo.

Verifique o Estofamento e Acabamentos Internos do carro

Esta é uma parte muito importante que diz muito sobre o dono do veículo e pode ser avaliado inclusive pelas fotos antes da visita pessoal, pois isto entregará muito sobre a real quilometragem e uso do veículo, isso mesmo, muitas vezes você está indo ver um “carro de família” em uma garagem ou em um revendedor, vamos tomar por base um carro com menos de 5 anos de uso.

Estofamento

Interior do Carro
Um interior bem cuidado diz muito sobre o carro que você vai comprar

Ao verificar o carro você percebe que os tecidos dos bancos estão apresentando rasgos ou já não estão mais no padrão original e fábrica, o que pode indicar um carro que foi utilizado por fortista ou carro de trabalho que era utilizado para carregar cargas, logicamente mente que em um carro de 5 anos detalhes aparecerão, porém procure por desgastes acentuados ou anormais.

Painel, plásticos e volante

Os painéis e os plásticos são um fator importante de se avaliar no momento da compra de um carro, observe se há plásticos quebrados, desgaste acentuado no painel, ainda no exemplo do carro com cinco anos de uso podemos utilizar o volante como exemplo, procure ver se ele está “esfarelando” ou perdendo a cor onde as mãos costumam ficar, isso pode entregar um carro que passa longas horas no transito: frotista, taxista ou motorista de aplicativo.

Verifique rodas e pneus do carro que você quer comprar

Algo importante na hora de você comprar um carro são os pneus, afinal eles entregam muito sobre os cuidados com a suspensão e com o veículo.

Como verificar este tipo de desgaste?

Pneu cujo o solado teve o desgaste correto

Carros que andaram com suspensão muito rebaixada durante um certo período costumam ter as bordas dos pneus comidas de maneira normal, não apenas pequenas raspadas de guia que podem ocorrer, mas como se tivessem sido lixadas.

 

Carros que não passaram por alinhamento e balanceamento apresentam desgaste desigual nos pneus, um lado está sempre mais gasto que o outro, além disso é bom observar a qualidade a procedência do pneu que foi utilizado.

Óleo e outros fluidos

O ideal é antes de você sair do carro que seja feita uma verificação dos níveis dos fluídos, normalmente com o veículo frio ou na primeira partida do dia (conforme o manual do proprietário mandar), pois esta é uma das formas de descobrir se o motor baixa óleo, ou se há super aquecimento no caso de fluídos de arrefecimento, além é lógico do fluído de freio que pode indicar se o sistema de freios foi bem cuidado.

Vai comprar um carro, mas está com receio do motor?

Veículos mal cuidados, que passaram por problemas de super aquecimento o que pode gerar uma “queima de juntas” costumam apresentar “melejamentos” de óleo em juntas do cabeçote, como se o veículo estivesse “babando” o lubrificante, fique atento a isso.

Desconfie se o motor do carro que você vai comprar tenha sido lavado recentemente.

Plaquetas da lataria

O carro a ser comprado passou por todos os passos anteriores, agora, aproveitando que você está verificando o motor, observe as plaquetas que devem se localizar na frente do carro, procure por marcas de solda, ou peças que aparentemente não estão bem encaixadas na lataria, isso pode indicar uma colisão frontal, e dependendo da gravidade pode ter ocorrido a troca completa da frente do veículo.

A cor da fumaça do escapamento do carro

Se o escapamento soltar fumaça de cor azulada desista da compra, pode representar uma futura retífica de motor.

Vá junto com alguém, acelere o veículo, não precisa cortar giro ou o colocar no limite, porém com algumas pisadas no acelerador você será capaz de verificar a cor da fumaça que sai do escapamento do carro que você deseja comprar, e caso a fumaça seja azulada, pode indicar que há riscos no cilindro, que pode demandar uma futura retifica.

E acredite fazer uma retífica após comprar um carro pode ser uma grande dor de cabeça, mesmo que seja um modelo popular, dependendo da região você pode gastar em torno de R$4.000,00 a R$6.000,00 dependendo do que estiver quebrado, e não acredite no papo de “você vai precisar apenas trocar o cabeçote”, em muitos casos pode já ter ocorrido danos ao virabrequim, bronzinas, e outras peças da parte de baixo do motor.

Peça para o dono do carro a ser comprado dar a primeira volta com você

Isso mesmo, peça para o dono do veículo andar junto com você, pois por mais que ele tente disfarçar, existem vícios de direção que são prejudiciais ao carro que você quer comprar, e a forma que ele dirige vai entregar muito sobre como o carro foi “tratado” no transito nos últimos anos.

Dê uma volta com o carro ser comprado

Ande com o veículo verifique se está bem alinhado, se o volante se mantém reto caso você solte por um curto período, isso pode entregar se o veículo possui problemas de suspensão ou caixa de marcha.

Laudo Cautelar ou Verificação dos Documentos

O ideal é a realização de um laudo cautelar, porém antes de fechar a compra tente verificar a procedência do veículo com um despachante ou no Detran, caso possua multas, pendências com a justiça, se o carro era de leilão, isso pode evitar enormes dores de cabeça no futuro.

Agora conhecendo um pouco mais, você poderá entender melhor como comprar seu carro usado ou antigo, escolha e curta o seu.

Como dissemos antes e ressaltamos, ao comprar um carro você leve alguém com mais conhecimento ou um mecânico de confiança, e caso possível a uma oficina para uma vistoria, pois estas dicas servem para uma eliminação mais fácil de veículos a compra.

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.
Top