Você está aqui
Principal > Dicas > Vale apena instalar Discos SSD ?

Vale apena instalar Discos SSD ?

vale-apena-instalar-discos-ssd-

SSD vem “Solid State Drive (Unidade Estado Sólido)”. O dispositivo é uma unidade armazenamento que aloca os dados em chips memória flash, semelhantemente ao que um pendrive faz para armazenar os arquivos.

Já os HDs comuns possuem discos magnéticos em interno. Porque os dados possam ser acessados, um mecanismo interpretação precisa se movimentar até o marca nos quais os arquivos estão.

Com essa tecnologia é possível que aumentar significativamente o desempenho da sua máquina, não somente na hora do boot mas também ao fazer a inciialização dos programas. Os sistemas operacionais modernos (como o Windows 10) em conjunto com tecnologias de ponta (como o Intel Smart Response) podem colocar um SSD e também um HD tradicional em paralelo para aumentar a performance do computador por completo.

Outra vantagem dos SSDs é o seu consumo de energia menor, o que faz com que a bateria do seu notebook acabe durando mais tempo.

Os SSDs já estão no mercado há bastante tempo e, mesmo que o seu preço ainda não seja o mais acessível, é possível encontrar modelos mais em conta. Mas vale apena fazer o investimento em uma unidade SSD? Abaixo vamos tentar entender.

Se você gosta de performance, vale muito apena. Porém, essa vantagem acarreta um custo muito muito elevado por gigabyte.

Muitos fabricantes de computadores de alta performance (principalmente notebooks), tem instalado SSD com menor capacidade em paralelo com um HD magnético; isso já é suficiente para garantir um sistema operacional muito mais rápido a um custo-benefício mais elevado, ideal para quem quer uma melhor performance sem gastar muito.

Normalmente o tempo de resposta do sistema fica menor, porém é o aumento considerável se colocado a unidade SSD for colocada em uma máquina que executa muitos aplicativos ao mesmo tempo.

Mas se você busca performance para jogos, não valera apena, pois apesar do jogo iniciar mais rapidamente, e as telas de carregamento irão diminuir, porém a performance durante o jogo não mudará, pois nestes casos quem manda é o processador ou a placa de vídeo.

Tem dúvidas ? Quer saber mais sobre SSD ? Comente abaixo

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

Comentários

Top