Você está aqui
Principal > Artigos > Como comprar no Mercado Livre evitando Golpes

Como comprar no Mercado Livre evitando Golpes

Logotipo Mercado Livre

Olá pessoal, estou aqui mais uma vez para trazer algumas dicas, afinal por mais obvio que pareça para quem está acostumado com compras online, muitas vezes até para usuários mais experientes o Mercado Livre, pode se tornar uma grande armadilha, então, vamos dar algumas dicas de: “Como comprar com Segurança no Mercado Livre“.

Você aprenderá o que é um Mercado Pago, um Mercado Envios, e como evitar armadilhas, e não cair na “pegadinha do malandro”.

Provavelmente é a sua cara quando te falam sobre comprar no Mercado Livre
Provavelmente é a sua cara quando te falam sobre comprar no Mercado Livre

Para quem não sabe o Mercado Livre não é uma empresa brasileira, apesar de realizar operações aqui no Brasil é de origem argentina, porém bem programada, e fornecendo uma plataforma de fácil uso acaba sendo muito utilizada por quem deseja dar os primeiros passos no e-commerce, ou por grandes varejistas que buscam maior divulgação, e justamente por fornecer vários recursos se torna um dos locais mais seguros para se negociar produtos dos mais variados, então ai vão algumas dicas importantes para não cair em armadilhas:

 

Reputação do Vendedor

Você pode observar no próprio anúncio como está a reputação do vendedor, como ele foi avaliado, positivamente ou negativamente , lá você pode ver informações como: Nível do Mercado livre onde por exemplo o MercadoLider Platinum é um dos mais elevados, a porcentagem de recomendações, além de vendas foram concretizadas, média de qualificação do vendedor, o tempo que o vendedor tem de mercado livre.

reputacao-mercado-livre
Tela para avaliação do vendedor com todos os status

Além disso veja sempre as qualificações, pois nelas podem constar informações importantes como por exemplo originalidade do produto, prazos de entrega, e etc.

Use as perguntas corretamente

No mercado livre existe o campo de perguntas, onde você irá tirar suas dúvidas sobre o produto, ou questões de entrega, mas por que então “usar corretamente”, pois infelizmente muita gente acaba colocando informações não necessárias, ou perguntando assuntos que não são relacionados ao produto como por exemplo: reclamações (estas podem ser feitas diretamente via mercado pago, o que facilita sua vida), ou mesmo com comentários em relação a outros produtos, fazendo isto você ganha em tempo na hora de finalizar seu negócio pelo Mercado Livre.

perguntas-mercado-livre
Perguntas do mercado livre, use com moderação mas tire suas dúvidas apenas daquele produto para agilizar para você e para o vendedor.

 

Corpo do Anúncio

Este é um dos pontos mais importantes onde você vai ver sobre os produtos, ou seja, visualizar corretamente esta parte pode te poupar tempo, pois muitas das informações técnicas dos produtos, e informações importantes fazendo ganhando tempo evitando perda de tempo ao realizar perguntas.

descrição-anuncio-mercado-livre
Descrição do anúncio do mercado livre, preste bastante atenção, onde estão as informações sobre o produto

Compras Via Mercado Pago e Preferência para Mercado Envios

Ae chega o momento de fazer a compra, por isso deixamos o topo do anúncio por ultimo, pois aqui estarão as opções mais importantes para o comprador, onde você visualizará as formas de pagamento, e envios que pode ser “A Combinar com o Vendedor” ou “Mercado Envios”, sendo que o Mercado Envios o próprio mercado livre gerará a etiqueta e o código de rastreio agilizando mais o recebimento direto por e-mail do código de rastreio (lógico que há categorias de produtos que não irão via mercado envios como produtos pesados.

E para seus pagamentos utilize o Mercado Pago, isso mesmo, o mercado pago é uma ferramenta similar ao pag seguro, onde o mercado livre liberará o pagamento para o vendedor apenas com a chegada do produto, além de permitir a abertura de reclamações, e mediações mais ágeis para caso de produto.

O topo do anuncio é onde constarão informações importantes além do valor
O topo do anuncio é onde constarão informações importantes além do valor

 

Ou seja, evite vendedores que pedem depósito adiantado ou que não trabalhem com mercado pago, pois podem ocasionar problemas com produtos que não foram enviados após pagamento, fazendo você ganhar tempo e não perder dinheiro.

 

Tem mais dúvidas ? Acha que podia ter sido acrescentada alguma informação ? Comente abaixo!

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

Comentários

Top