Você está aqui
Principal > Artigos > Tudo sobre CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Tudo sobre CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Para você que está fugindo dos investimentos tradicionais, mas não conhece nenhuma ou poucas outras opções de investimento, o Saiba Investir traz hoje Tudo sobre o CDB, que é uma das formas de aplicação mais famosa entre os brasileiros, mas ainda pouco conhecida por muitos, esclarecendo tudo sobre o assunto!

Começaremos por aquela pergunta básica:

O que é CDB?

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esses certificados são títulos que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Elas emprestam seu dinheiro aos bancos, emissores destes títulos, e recebem, depois de um período determinado no momento da negociação, o dinheiro corrigido com juros.

Ai vem aquela outra dúvida: “E os rendimentos dele como funcionam? ”

Seu dinheiro gerando frutos após o começo do investimento!
Seu dinheiro gerando frutos após o começo do investimento!

Os CDBs é um título de renda fixa, ou seja, possui remuneração paga em intervalos e condições preestabelecidas, podem ser prefixados (a taxa de juros a ser paga é conhecida no ato da aquisição do investimento; assim, é possível calcular quanto irá ganhar na data de vencimento do título) ou pós-fixados (nesse caso, o rendimento do título é indexado a algum índice, como o CDI (Certificados de Depósitos Interbancários) que é o mais comum, e também ao TR (Taxa Referencial) e ou o IGP (Índice Geral de Preço).Por isso não se pode determinar o retorno no início do investimento).

 

E quais são os tipos de CDB existem?

Tudo-sobre-CDB-guardar-dinheiro-pensandoExistem basicamente 2 tipos de CDB. Os pré-fixados e os pós-fixados.

  • Pré-Fixados: Você sabe exatamente quanto irá receber no vencimento.
    Exemplo: um título que possui uma taxa pré-fixada de 12,5% a.a. significa que você receberá exatamente 12,5% ao ano ao emprestar um valor X.
  • Pós-fixados: Você receberá um valor de acordo com o indexador. No geral, é utilizado o valor do CDI como base para o CDB. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e ele é medido de acordo com o valor médio diário que os bancos emprestam dinheiro entre si.
    Exemplo: Investimos em um CDB que paga 95% do CDI. Se o CDI estiver pagando 10% ao ano, o nosso CDB irá render 9,5% ao ano. Você não deve esquecer que o CDI pode variar anualmente.

Mas existe algum tributação sobre ele ?
Sim, existe o Imposto de Renda.

O Imposto de Renda, sempre atrás de você!
O Imposto de Renda, sempre atrás de você!

Imposto de Renda
Há incidência de Imposto de Renda em função do prazo da aplicação (quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menor será a alíquota cobrada).

Veja a tabela:

  •  Até 180 dias: 22,5%
  •  De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

Existem riscos? Quais são eles?

Tudo-sobre-CDB-guardar-dinheiro-ficar-de- olho
Fique de olho !

O CDBs é um investimento de baixo risco. Como se trata de um empréstimo feito à instituição financeira, caso o banco ou instituição quebre, o investidor corre o risco de não receber o dinheiro.
Porém no caso de falência dessas instituições, o Fundo Garantidor de Créditos garante ao investidor o retorno do seu dinheiro, em investimentos de até R$ 250 mil (por CPF ou CNPJ).
Há também o risco de perder dinheiro por causa da variação dos índices.
Se o CDB for pós-fixado, há maior rentabilidade em período de alta de juros. Quando os juros caem, a rentabilidade também é menor.
Nos prefixados, ocorre o contrário. Se as taxas de juros caem, a pessoa pode ser beneficiada, pois teve a rentabilidade assegurada no início do investimento. Mas, se as taxas de juros sobem, pode-se perder dinheiro.
Então no caso, se um investimento feito for prefixado render 10% e as taxas de juros estiverem a 15%, vale mais a pena resgatar o dinheiro e investir novamente a essa taxa.
Nos CDBs prefixados, só há garantia de rentabilidade quando o investidor resgata seu dinheiro na data de vencimento do título. Antes disso, o dinheiro pode ser resgatado, mas o rendimento dependerá de como está o mercado naquele momento.

Existe alguma taxa?
Não há cobrança de taxas ao longo do investimento.

E como eu faço para começar a investir em CDB?

Passo a Passo para fazer um investimento certo e seguro:

Tudo-sobre-CDB-guardar-dinheiro
Poupe e consiga realizar todos os seus objetivos!

1)Verifique seus investimentos

O primeiro passo antes de investir em CDB é verificar primeiro onde você está investindo seu dinheiro e qual a rentabilidade que você está tendo nesses investimentos.
Faça um objetivo final.

Exemplo: Quero investir por 2 ano para uma viagem, quero investir por 5 anos para fazer um intercâmbio ou comprar uma casa, enfim o prazo que você vai determinar para o investimento para alcançar o seu objetivo.
Lembre-se de calcular o imposto que será cobrado de acordo com o prazo que você deseja investir. Se o CDB for o investimento adequado para o que você precisa, você estará pronto para passar ao segundo passo.

2) Abra uma conta em um Banco ou Corretora

Para abrir conta em um banco ou corretora você precisa de um documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A partir daí você poderá investir no CDB.
A maioria dos bancos exigem um valor mínimo para o investimento, fizemos uma tabela com os principais bancos do país e os valores mínimos exigidos, e o mínimo de saque.

Valores mínimos para começar investir em CDB.
Valores mínimos para começar investir em CDB.

3) Verifique qual CDB é mais adequado para o seu Objetivo

Você deve se lembrar de que a rentabilidade dos CDBs varia de acordo com a instituição e valor total aplicado. Então é sempre importante verificar qual instituição que está pagando mais e também o tamanho e credibilidade da instituição.

Para finalizar

Não esqueça que o investimento é sempre um meio para alcançar um objetivo e não um fim. Se você não tiver um objetivo claro, nunca estará satisfeito com os investimentos que fizer, porque eles serão feitos puramente por questões emocionais e não racionais. E é ai que acontecem as desistências, por isso identifique suas necessidades, transforme-as em objetivo, pois assim será mais fácil de alcança-las.

Realize seus sonhos !
Trace seus objetivos e realize seus sonhos!

 

Quer saber mais a fundo sobre CDB  ?

Cinthia Neves
Estudante de Administração na Unesp de Jaboticabal, apaixonada por musica, empreendedorismo, entretenimento, área de saúde e finanças.
http://saibacomprar.com.br

Comentários

Top