Você está aqui
Principal > Dicas > Climatizador, Ar Condicionado ou Ventilador, qual o melhor para o calor ?

Climatizador, Ar Condicionado ou Ventilador, qual o melhor para o calor ?

ar condicionado, climatizador, ventilador, qual o melhor ?

O calor chegou, então entre Climatizador, Ar Condicionado ou Ventilador, qual o melhor para o calor ?

Então vamos começar este duelo de titãs na luta contra o calor com o concorrente mais clássico, e barato:

O Ventilador

De todos talvez seja o mais barato (talvez pois depende do modelo escolhido), na verdade o  ventilador de todos é o único que não visa baixar a temperatura, mas sim gerar circulação de ar para aliviar o calor.

O bom e velho ventilador
Aaaah, o bom e velho ventilador

Isso mesmo, se o que você busca é se refrescar e baixar temperaturas talvez o ventilador não seja a melhor das alternativas, mesmo nos modelos de teto onde este aparelho fornece uma opção de “dissipador” onde puxa o ar mais fresco que fica no chão para cima ele não é o mais eficiente em baixar temperaturas, porém proverá uma ótima brisa na sua cara

ventilador de teto
Ventilador de teto, uma das opções usadas por muitas empresas e estabelecimentos que buscam certo arrefecimento a um custo consideravelmente mais baixo

Caso falemos do modelo tradicional de pézinho, que é ligado diretamente à tomada ele é o mais barato, pois no caso do ventilador de teto muitas vezes o custo da instalação faz com que ele se torne caro, gere transtornos (afinal você vai ter que abrir um pouco mais o buraco onde iria o soquete da lampada.

Teoricamente um dos mais difíceis de limpar, pois as pás podem juntar poeira facilmente (o que é péssimo para os alérgicos), e não pense em colocar um umidificador junto com o ventilador sujo para aliviar, que você só ganhará problema de ácaros, bactérias e o dobro de gasto, ou seja o que torna dos três o menos recomendável de se ter em casa, afinal muitas vezes você vai encontrar

ventilador turbo saiba comprar
Ventilador “turbo”, mais pás para soprar mais ar quente em você

bons ventiladores, em torno dos 250 a 300 reais, o que hoje é o preço de muitos modelos de climatizadores sem aquecedor.

Porém como não são só pontos negativos, do 3 o ventilador é o que gasta menos energia e produz menos ruído (o que pode ser incomodo para muita gente)

 

O Climatizador

Este pode ser considerado o meio do caminho, afinal o climatizador possui um sistema que gera circulação de ar (não tão potente quanto o do ventilador), porém dotado de um sistema que conta com uma “caixa evaporativa”, que utiliza de água (seja gelada ou ambiente) para baixar a temperatura e gerar umidade no ar seco, além é claro de existirem modelos no mercado que contam com sistema de aquecedor, muito bom para regiões mais frias, provendo 2 aparelhos em um só gerando mais economia.

funcionamento de um climatizador
Funcionamento do sistema de um climatizador

Então vamos falar sobre a temperatura: o climatizador pode baixar as temperaturas de 5 a 10 graus dependendo de onde ele está localizado e de onde ele for colocado, e se ele possui bolsas de gel com gelo, sendo assim se tornando mais eficiente que o ventilador em termos de aliviar o calor, porém como seu foco não é ser um “circulador de ar”, o climatizador ventilar menos, jogar menos vento em você, porém torna o ambiente mais agradável, principalmente em períodos secos auxiliando pessoas com problemas de alergia e problemas respiratórios.

saiba comprar climatizador
Um dos modelos de climatizador mais comuns do mercado sem aquecedor

Porém deve se tomar cuidado com este aparelho pois como o filtro tem passagem constante de líquidos e filtragem de ar sujo, deve sempre limpar-se os filtros para manter a higiene adequada.

Mas apesar dos contras, ainda sim o climatizador é mais vantajoso que o ventilador, devido ao seu sistema de arrefecimento que provê uma baixa de temperatura.

O que pode causar estranhamento no climatizador é seu ruído porém não são elevados, não chegando a se tornar um estorvo, muitas vezes valendo apena devido aos inúmeros benefícios tradzidos por este tipo de aparelho

.

Ar Condicionado

ar condicionado de janela
O Tradicional modelo de ar condicionado de janela.

Em termos de refrigeração o ar condicionado é disparado o melhor, diferente do ventilador que apenas sopra e do climatizador que utiliza da água para baixar temperatura o aparelho de ar condicionado utiliza-se de um sistema que faz o resfriamento do ar no ambiente através de um motor que trará o ar que é esfriado na caixa evaporativa para o ambiente.

 

Apesar de ser o mais eficiente em gerar conforto, é o que mais consome energia, tornando-se assim um “vilão” na sua conta de força, apesar de muitos aparelhos de ar condicionado moderno possuírem sistemas eletrônicos de termostato, diferente dos antigos aparelhos mecânicos que refrigeravam por níveis ao invés de controles por temperatura.

Mas qual o melhor ar condicionado ? Split, Caixa ou Portátil ?

Em termos de consumo os modelos modernos split e de caixa atuais são idênticos, o que diferencia que o ar

Ar Condicionado Split Saiba Comprar
Os modernos ar condicionados split

condicionado split possui o corpo dividido em duas partes, onde a caixa evaporativa é separada do motor, e passa o ar frio através de mangueiras, sendo ideal para locais onde não possuem espaços ou buracos previamente abertos ocasionando menos dores de cabeça no momento da instalação.

O modelo de ar condicionado de janela, ou ar condicionado de caixa é um dos mais tradicionais do mercado, antigamente encontrado apenas mecânico carrega a fama de ser o aparelho que mais consome energia, porém atualmente muitos modelos são dotados de sistemas eletrônicos similares aos dos modelos split muitos inclusive com excelentes classificações de consumo.

ar condicionado portátil
Ar condicionado portátil, use se não tiver muita escolha

Agora se você pensa em comprar um ar condicionado portátil, é bom pensar bem se não há a possibilidade de um modelo split ou de janela, pois além de consumirem mais energia que os modelos de janela ou split, o ar condicionado portátil necessita de ser montado próximo a uma janela, para que haja a dissipação do calor que é gerado por ele.

Além das questões de consumo, pessoas com problemas respiratórios devem ficar atentas ao uso de ar condicionado pois o mesmo resseca o ar, elimina a umidade, como efeito do resfriamento forçado do ar.

Ou seja pelo menos pela conclusão de nossa equipe, em questões de custos ou gastos é mais compensador para quem está com o orçamento mais curto a aquisição de um climatizador portátil, ou então para quem pode gastar um pouco mais a aquisição de um modelo de ar condicionado, pois os dois são os que melhor aliviam o calor e apresentam mais eficiência em relação ao consumo.

 

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

Comentários

  • Pingback: Grau de Proteção IP (Ingress Protection) O que é ? Como Funciona ? - Saiba Comprar()

  • Karl Haddad

    Climatizador é um ventilador de cinquenta reais dentro de um caixote de plastico de trezentos reais. Dinheiro jogado fora !

    • Bom dia Karl, pelo visto você deve ter tido algumas péssimas experiências com climatizadores, no momento tenho um CL600 da Cadence que é um excelente aparelho, e já tive um modelo da Consul, no meu caso consegue atender bem às necessidades, não sopra como um ventilador, porém mantem o ambiente agradável, principalmente em regiões mais secas, como no meu caso que moro ma região de Ribeirão Preto – SP onde a temperatura é absurdamente alta e o clima absurdamente seco, no caso qual modelo de climatizador você utilizava ? É sempre bom sabermos para não cair na pegadinha dos fabricantes o

Top