Você está aqui
Principal > Artigos > Conheça sobre CFTV Parte 2: Câmeras: angulos, lentes e foco

Conheça sobre CFTV Parte 2: Câmeras: angulos, lentes e foco

lentes para câmeras de segurança

Antes de ler este artigo recomendo que leia o anterior: “Conheça sobre CFTV Parte 1 – DVR Analógico e AHD“.

Caso você tenha lido o artigo anterior vamos começar a falar sobre Câmeras de Segurança ou Câmeras de Vigilânca

Creio que este seja o básico, mas muita gente não conhece o conceito que existe por de trás de uma “câmera escura”, que é o conceito usado desde câmeras fotográficas e de filmagem à câmeras de segurança:

Conceito de câmera escura
Conceito de câmera escura

Basicamente o conceito se baseia em: um furo pequeno que captará a imagem através da luz que passa por um pequeno furo gerando as imagens que visualizamos (sim é o conceito bem resumido, fique calmo, mais para frente tudo faz mais sentido ainda).

 

Sabendo deste conceito básico fica mais fácil entender como funciona uma câmera, logicamente as câmeras modernas possuem sistemas mais complexos até por se tratarem de câmeras digitais, porém ainda sim preservam o mesmo conceito, sabendo disto partimos para o próximo passo que é como escolher a melhor câmera para sua situação dividido em alguns tópicos:

Resolução

 

Existem vários tipos de resolução no mercado nos modelos analógicos são: CIF, D1, WD1, 480p, 800 à 1200 TV Linhas, 960h enquanto em alguns modelos digitais estão entre: 960h (AHD-L), 720p, 1080 P, 1.3mp, 2mp, entre outras.

 

Quantas resoluções, e opções não é ?
Quantas resoluções, e opções não é ?

Pois bem, por padrão eu já descartaria qualquer resolução abaixo de 960h, porém como muitas pessoas ainda insistem em comprar este tipo de câmera por questão de custo, melhor mostrar com imagens como ficam as resoluções analógicas de câmeras de segurança, afinal, estamos falando de imagens:

Se não consegue ver todas as resoluções, clique para ampliar
Se não consegue ver todas as resoluções, clique para ampliar

Mas sempre vem o argumento da “qualidade” em relação à resolução, porém esta é uma imagem que foi reduzida para caber nos tamanhos corretos, mas além do tamanho reduzido das imagens as câmeras analógicas que trabalham com resoluções inferiores à 960h fornecem o problema de “granulados” na imagem, que muitas vezes podem ocasionar dificuldade de identificação das imagens

resolucoes cameras de segurança cif e d1
Imagem que mostra a perda de qualidade das resoluções analógicas como CIF e D1

Ou seja, a não ser que seu orçamento esteja muito curto, evite câmeras de resoluções analógicas, normalmente os sistemas de câmeras AHD ou câmeras 960h conseguem fornecer qualidade de imagem real e identificação correta.

Lente

Agora chegamos ao ponto explicado lá em cima sobre a câmera escura, sobre o sistema de lentes! Afinal, esta é quem vai ditar o quanto de imagens realmente sua câmera vai pegar, afinal não adianta pegar resoluções elevadas se o angulo é pequeno, correto ?

Então qual a melhor lente para o meu sistema ?

Antes disso precisamos entender que a câmera possui não só a lente mas como um sensor que captura esta imagem, no caso quanto maior o sensor e a lente menores os ângulos, porém com melhor foco, e quanto menor o sensor maior a área que a câmera abrange e menos foco em um ponto específico.

Lentes de câmera de segurança
Alguns modelos de lentes de câmeras de segurança

Respondendo a esta pergunta, irá variar de acordo com a sua situação, para conhecer melhor as opções e angulações existe uma lista fácil de entender:

 

Câmeras com Sensor de 1/4″

  • Lente: Angulo
  • 1,9 mm: 87°
  • 2,5 mm: 71°
  • 3,6 mm: 54°
  • 6 mm: 35°
  • 8 mm: 26°
  • 12 mm: 17°
  • 16 mm: 3°

Câmeras com Sensor de 1/3″

  • Lente: Angulo
  • 1,9 mm: 104°
  • 2,5 mm: 89°
  • 3,6 mm: 68°
  • 6 mm: 46°
  • 8 mm: 35°
  • 12 mm: 23°
  • 16 mm: 17°

Para ficar mais fácil sem estender demais:

Caso você precise monitorar uma sala ampla você utilizará câmeras com sensor de 1/4″ entre 1,9 e 2,8mm e com sensor de 1/3″ entre: 1,9mm e 3,6mm

Porém se você precisa de ângulos mais próximos como por exemplo uma placa de carro ou identificações de rostos que passarão por um lugar em uma altura determinada você poderá utilizar com sensor de 1/4″ apartir de 6mm e com sensores de 1/3″  lentes apartir de 8mm.

O que é Varifocal ?

O Varifocal é o sistema que permite que você regule o foco de sua lente de acordo com à necessidade como em uma câmera tradicional.

 

E o que é IP 66? Quais as melhores câmeras de segurança para área externa, Bullet ou Dome? Não ficar extenso isto ficará para um próximo artigo! Esperem que traremos muito mais!

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

Comentários

Top