Você está aqui
Principal > Noticias > Bomba: Whatsapp será bloqueado no Brasil

Bomba: Whatsapp será bloqueado no Brasil

A partir das 0h desta quinta-feira (17), o aplicativo de troca de mensagens Whatsapp pode ser bloqueado por 48 horas no Brasil. Uma ordem judicial enviada às operadoras de telefonia determinou pena de multa para quem descumprir a determinação. As informações preliminares são da Folha de S. Paulo.

Segundo o site do jornal, a medida foi imposta pela Justiça de São Paulo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob total sigilo.

Seria uma vitória para as operadoras. As empresas de telefonia estão pressionando o governo brasileiro para que o aplicativo seja regulamentado. Elas defendem que o Whatsapp – e aplicativos similares – são serviços de telecomunicações. Como tais, não poderiam funcionar no Brasil por não ter licença para atuar como operadoras.

Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Teleco em junho deste ano, no primeiro trimestre de 2015, o brasileiro falou 111 minutos ao celular. Foi uma queda de 15,6% em relação aos últimos três meses de 2014. Entre os responsáveis por essa queda está o Whatsapp, que tem um recurso de ligação pela internet de graça.

De acordo com o Ibope, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros. Segundo o levantamento, 93% dos usuários de internet do País utilizam o WhatsApp. Em seguida, aparecem estão Facebook (79%), YouTube (60%) e Instagram (37%).

Esta decisão serve inclusive para operadoras de via rádio e que fornecem serviços de wifi

Adendo: De acordo com a Justiça paulista, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo tomou a decsão de bloquear o aplicativo porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.

Vinicius Sartori
Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

Comentários

Top